Gestão democrática na Creditábil: o que isso representa para o cooperativismo?

Os membros do cooperativismo não são clientes, mas donos. Portanto, têm o direito de votar nas reuniões e participar ativamente nas futuras tomadas de decisão das instituições

Muito se tem falado sobre gestão democrática, principalmente em cooperativas financeiras (como o Sicoob Creditábil e outras organizações), mas você sabe o que isso significa na prática? Bem, ao abrir uma conta em uma cooperativa, você não apenas se tornará um “cliente” como em uma instituição financeira tradicional, mas também o dono do negócio. Desta forma, você terá o direito de votar e determinar o futuro de toda a instituição.

Por que as cooperativas tomam decisões conjuntas? Isso porque são construídos em uma estrutura que prioriza a ampliação do pessoal, a disseminação do conhecimento e a redução de riscos. Portanto, o Sicoob Creditábil conta com todos os recursos das instituições financeiras tradicionais e soma as vantagens exclusivas da cooperativa.

Como as pessoas estão no centro do negócio, são promovidos encontros para reunir cooperados e diretores (as chamadas assembleias) para um diálogo estratégico a fim de apresentar resultados e fazer planos futuros. Além disso, a gestão participativa e democrática das cooperativas é o segundo princípio do sistema e constitui o DNA do Sicoob Creditábil. Ou seja, a contribuição ativa de cada membro da cooperativa é fundamental, dependendo da cooperativa da qual faz parte.

As assembleias

A governança cooperativa é baseada nos princípios de transparência, igualdade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Portanto, na assembleia, independentemente do movimento financeiro, os membros podem receber informações sobre os assuntos da instituição e têm direito a voto (vale ressaltar que a Lei nº 5764/71 dispõe sobre a gestão democrática das cooperativas, e as regras de participação constam do edital de cada assembleia).

De forma a garantir a participação efetiva de todos na gestão democrática, são realizadas três modalidades de reuniões, a saber: Assembleia Geral de Núcleo (AGN), Assembleias Geral Ordinária (AGO) e Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Na AGN os representantes de cada núcleo (ou seja, cada ponto de serviço da cooperativa) se reunirão com seus colegas para discutir a agenda e representar fielmente as ideias da AGN no futuro. Na Creditábil, são realizadas a AGO e a AGE.

Assembleia Geral de Núcleo (AGN)

Também conhecida como pré-assembleia, é na AGN onde serão fornecidos aos associados e representantes do ponto de atendimento (PA) dados e outras informações relacionadas à gestão do Sicoob Creditábil antes da AGO.

Assembleia Geral Ordinária (AGO)

Realizado uma vez por ano durante os primeiros quatro meses após o final do ano fiscal, este é um evento de responsabilidade. Ou seja, é quando são apresentados os resultados da cooperativa no ano passado, determinando a distribuição das sobras e debatendo outros assuntos relacionados. Em 2021, em razão da pandemia do covid-19, a assembleia anual do Sicoob Creditábil ainda não tem data para acontecer.

Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

É uma atividade promovida quando necessário para ter em consideração situações de emergência, tais como situações de risco ou fraude comprovada, bem como temas como a reforma dos estatutos, incorporações e fusões de empresas.

É válido ressaltar que as assembleias podem ser solicitadas pelo presidente do Conselho de Administração ou por qualquer órgão administrativo previsto no Estatuto da cooperativa ou pelo Conselho Fiscal e, ainda, por 1/5 dos associados em pleno exercício dos seus direitos.

Gestão democrática

Além das assembleias, o Sicoob Creditábil também promove a conexão entre os cooperados, oferecendo-lhes canais de diálogo direto com os dirigentes da cooperativa. Afinal, a gestão democrática precisa ser eficaz e durável. Saiba mais sobre a diretoria e Conselhos da Creditábil.

Por meio do site da nossa cooperativa, também é possível ter acesso a todas as prestações de contas da instituição. A prestação de contas do ano de 2020 já está disponível aqui.

A gestão democrática necessita dos cooperados para que aconteça de forma prática e eficaz. Portanto, se você é um cooperado, participe dos nossos encontros e outros eventos especialmente planejados para você. A cooperativa também é sua. Ajude a construir e gerenciar seu negócio.

Ah, e se ainda não é um cooperado Sicoob Creditábil, associe-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ATENDIMENTO
  • Central de Relacionamento
    0800 642 0000
  • Atendimento Sicoobcard
    4007 1256 (Região Metropolitana)
    0800 702 0756 (Demais localidades)
  • Ouvidoria
    0800 725 0996
  • Deficientes auditivos e de fala
    0800 940 0458

Rua Espírito Santo, 505 – 3º Andar - Centro, Belo Horizonte - Minas Gerais, CEP 30.160-927

Garden - Consultoria e Marketing