Sicoob: somos a terceira maior rede de atendimento do Brasil

Em 2020 foram inaugurados 197 novos pontos de atendimento, e continuaremos ampliando e democratizando o acesso a produtos e serviços financeiros de qualidade para a população

O Sicoob vem expandindo, cada vez mais, sua capacidade de negócios para atender às necessidades das pessoas. De acordo com o relatório mensal de evolução do Banco Central (BC), a instituição ocupa a terceira posição na maior rede do setor financeiro, com 3.480 locais disponíveis para atendimento aos associados. Entre os cinco primeiros colocados (além do Sicoob, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Itaú), o representante da cooperativa financeira é o único representante a expandir pessoalmente sua presença, com um aumento de 6%.

Esse avanço também se reflete em outras bandeiras do movimento cooperativo nacional. No caso dos demais players, houve redução de 24% em relação aos dados de dezembro de 2019. Usando uma referência de cinco anos, o Sicoob viu seu número de pontos de serviço aumentar em mais de 40%, uma média de 8% ao ano. De acordo com estatísticas do Banco Central, em dezembro de 2020, havia 18.450 agências bancárias no Brasil.

De acordo com Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, embora a pandemia esteja afetando o redimensionamento da rede, o movimento de redução de agências já foi observado antes do início da crise. “Essa reacomodação é natural, observada também fora do Brasil, e está associada à evolução digital e a oportunidades de racionalização estrutural no âmbito dos bancos, que atingiram a plenitude da sua rede há mais tempo e hoje apresentam algum nível de sobreposição. As cooperativas, que também vêm dando forte ênfase ao atendimento remoto, ainda têm um grande espaço geográfico a ser coberto com pontos fixos, inclusive para equilibrar, em alguma medida, a sua presença física com a rede bancária. Ademais, dado o seu modelo societário, não podem impor este ou aquele canal de contato”, afirma.

Ainda segundo o executivo, “enquanto as cooperativas já servem substancialmente as pequenas localidades, centenas delas – normalmente remotas e pouco atrativas para a concorrência – sem a companhia de qualquer outro agente financeiro, nos territórios mais populosos, sobretudo em regiões metropolitanas, há demanda das comunidades para uma maior presença física do segmento, até mesmo como alternativa aos bancos. O quantitativo e o dimensionamento dos pontos físicos, bem como a amplitude da oferta de soluções, respeitam as características e necessidades de cada praça.”

Cada vez mais digital

Enquanto se expande fisicamente, o Sicoob vem aumentando e acelerando os investimentos em tecnologia e inovação, buscando melhorar gradativamente a experiência dos usuários que preferem relacionamentos não presenciais. Nos primeiros dias da pandemia, a agência desenvolveu um mecanismo de reconhecimento facial para evitar que os membros fossem às agências para liberar o aplicativo, tokens e senhas. Com a medida, o sistema possibilita o pagamento sem contato com as funções de débito e crédito do cartão, dispensando a necessidade de digitação de senha. Entre outras coisas, a terceira novidade é a realização de um processo de adesão totalmente digital diretamente através do App Sicoob.

O diretor lembra, ainda, que “o atendimento físico, respeitadas às premissas da real necessidade e viabilidade econômica, e o digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover justiça financeira e prosperidade, com ampla inclusão e sem o viés do lucro”. Concluindo, acentua que “ao facultar a escolha do canal de relacionamento o Sicoob vai ao encontro do usuário, respeitando a preferência dos atuais e futuros cooperados, donos do empreendimento cooperativo. Além disso, honra com o seu compromisso de engajamento territorial, nos termos do sétimo princípio cooperativista (interesse pela comunidade), o que inclui a preservação e a geração de milhares empregos”.

Fonte: Sicoob Central Cecremge

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