Morando sozinho (a): Ideias para poupar dinheiro e viver bem

A independência financeira é um sonho para milhares de brasileiros. Porém isso não é a realidade para muitos, principalmente por estarmos vivendo uma crise pós-pandemia e estarmos com 14,4 milhões de desempregados.

Apesar de serem números preocupantes, não desista do seu sonho de morar sozinho! Esse é um momento muito especial e importante para a vida adulta. Sair da casa dos pais ou responsáveis faz parte da trajetória de todos. Portanto, é essencial que esse processo seja prático e memorável.  

Trabalhar, estudar e cuidar da casa pode parecer um pouco assustador no começo, mas, com algum entendimento básico de educação financeira, dedicação e planejamento, o seu sonho se concretizará.  

Ter autonomia sobre a própria vida para morar sozinho é uma sensação gratificante. E com o planejamento adequado, é totalmente possível mudar e viver com tranquilidade.

Planejamento e organização

Durante o processo de planejamento, é importante ter organização. Colocar na ponta do lápis todos os gastos do mês como compras, contas fixas e acrescentar o que pode gastar e o que não pode  também ajuda a ter uma visão mais ampla de gastos. 

Faça listas assertivas. Lista de todos os móveis e materiais necessários para a mudança. É importante incluir os gastos pré-mudança no planejamento também. Quanto vou gastar para mobiliar a casa ou apartamento em que vou morar? Preciso reservar um valor para o pagamento do condomínio? Vale a pena alugar ou as prestações de comprar uma casa ou um apartamento cabem no meu bolso?

Calcule os seus gastos mensais. Reserve um fundo só para gastos essenciais, como água, luz, internet, alimentação etc.

Sabe aquela vontade de um delivery durante a semana? Pode não ser recomendável no início. Realizar suas próprias refeições te ajuda a poupar dinheiro, além de ser mais saudável. Mas, claro, tudo depende do seu estilo de vida. Se sua rotina não inclui tempo para preparar refeições, esses gastos a mais devem ser incluídos no planejamento.   

É importante também iniciar o planejamento antes de se mudar. 

Pensar na compra de móveis e eletrodomésticos indispensáveis (geladeira, máquina de lavar, micro-ondas, cama, entre outros), pesquisar locais dentro do seu orçamento, decidir preferências (como se vai alugar o imóvel ou comprar) e fazer uma estimativa de quanto gastará por mês por ordem de prioridade também auxilia bastante na hora de fazer as contas.

Foque na sua realidade

Se você ganha um salário mínimo, transmita essa informação para o seu planejamento, para as contas baterem. Faça uma planilha com limite de gastos. Se você não se der muito bem com planilhas e achar que esse método não funciona para você (pois é algo bastante particular), há vários planners, agendas e cadernos de planejamento financeiro no mercado. Talvez escrever e rabiscar o que gastou no mês, o que vai gastar e o que pode gastar funcione mais para você. A manualidade de escrever pode ajudar com a ansiedade do planejamento e facilitá-lo.

Baixe aplicativos de planejamento financeiro. A facilidade de ter na palma da mão o seu planejamento tornará mais prático esse processo, impedindo que você tenha gastos desnecessários.

Independente de qual método você escolher, busque aquele que atenda melhor às suas necessidades. 

Acredita que com o salário que você tem hoje, pode não ser possível morar sozinho agora? Opte por buscar maneiras alternativas de renda extra. Conciliar o salário com rendimentos ou investimentos além dos que você já possuiu, auxilia bastante para aumentar o seu capital e ampliar o valor que você acrescentará no planejamento.

Fique atento ao nosso blog, pois em breve faremos uma postagem exclusiva de dicas para renda extra, para contribuir com o seu planejamento. 

Estamos chegando ao final do ano de 2021. Com isso, iniciam-se os projetos para viajar com a família, sozinho ou com os amigos para as festas de final de ano. Inclua esses gastos a mais no seu planejamento pessoal. 

Metas e objetivos

Sabemos o quanto morar sozinho pode ser um fato importante nesse processo de conquista da liberdade e da independência.  

Com a poupança do Sicoob Creditábil, o sonho de morar só e a proximidade da conquista da independência financeira começam a ganhar forma, trazendo mais expectativa para se tornar realidade. Confira alguns benefícios: 

Poupança Sicoob

A Poupança Sicoob é destinada a cooperados e não cooperados. Uma das modalidades de investimento mais tradicionais do mercado, pode ser iniciada com aplicações no valor mínimo de R$ 30,00. A remuneração mensal é realizada a partir de taxa oficial definida pelo Banco Central do Brasil (BC). Conheça melhor suas modalidades.

Com a poupança, você possui a vantagem de rendimento do seu capital, fica isento de impostos. É seguro e prático de usar. Além de, com a poupança, você “esquece” o dinheiro que está ali rendendo e que o impede de gastá-lo. 

Poupança Programada

Permite que você programe as aplicações e resgates, garantindo tranquilidade na realização de transações financeiras nas datas desejadas e facilitando quando se tem gastos específicos já existentes.  

Com essa funcionalidade fica muito mais fácil criar uma disciplina de poupar dinheiro, podendo cancelar quando quiser. Não tem cobrança de tarifas, e você pode acrescentar o valor e a data exatos. 

Procure o gerente do seu banco para mais informações. 

Para entender mais sobre finanças, dicas financeiras e benefícios para cooperados Sicoob Creditábil, fique atento ao nosso blog e às nossas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ATENDIMENTO
  • Central de Relacionamento
    0800 642 0000
  • Atendimento Sicoobcard
    4007 1256 (Região Metropolitana)
    0800 702 0756 (Demais localidades)
  • Ouvidoria
    0800 725 0996
  • Deficientes auditivos e de fala
    0800 940 0458

Rua Espírito Santo, 505 – 3º Andar - Centro, Belo Horizonte - Minas Gerais, CEP 30.160-927

Garden - Consultoria e Marketing