Ganho pouco e meu salário mal paga as contas. E agora?

Conheça as linhas de crédito e empréstimo do Sicoob Creditábil!

Com o seu salário, você mal consegue pagar as contas? Sabemos que com a crise que passamos em 2022, muitas famílias estão em insegurança financeira. Com o número de desempregados alto, o aumento da inflação e as contas de água e luz aumentando, fica difícil pensar em maneiras para não ficar apertado. Separamos algumas dicas para que você consiga economizar ganhando pouco.

Acrescente metas objetivas aos seus gastos e rendimentos.

Gosta de viajar e não poupa esforços ao gastar com compras? Tudo bem. Porém é importante ter o pé no chão nesse momento. Defina metas a longo prazo para que você economize com o tempo e consiga concretizar. Não gaste sem antes pensar bem. Faça um planejamento para que os seus sonhos saiam do papel, mas sem que você fique atolado em dívidas. 

Procure encontrar uma renda extra para auxiliar a pagar as contas.

Você sabe fazer artesanato? Vender cursos, roupas que não usam mais que estão em bom estado, vender artigos on-line, fazer vídeos no TikTok, vender brigadeiros gourmet e demais serviços gastronômicos… são diversas as possibilidades. Busque algo que seja a sua cara, que você faça bem e com exatidão e invista. Talvez essa renda extra possa se tornar a renda real que te fará sair do vermelho. Pense bem nesse caminho.  

Seja realista. Não gaste mais do que recebe. 

Essa dica vale ouro, mas é difícil de realizar. Porém olhando por um lado, ser realistas com o que recebemos nos ajuda a colocar a cabeça no lugar e entender o que podemos e o que não podemos gastar. Mesmo que seja complicado pensar que seria muito melhor viajar para o Caribe do que só passar o final de semana na casa dos parentes, por exemplo, é importante pensar com cautela no momento de gastar. Quem sabe, ao fazer essas escolhas, no futuro você conseguirá enfim realizar essa viagem ao Caribe? Ou outras praias mais famosas e caras? Mas, no momento, é preciso fazer escolhas assertivas.

Procure não dividir muito as contas, para evitar juros. 

Não só os juros como também evitar que as parcelas pesem com o passar do tempo no orçamento. Quanto menos parcelar, mais rápido você se vê sem a dívida. Sabemos o quanto é tentador ver parcelas baixíssimas para enfim comprar aquele produto que você almeja há algum tempo. Porém essas parcelas podem te prejudicar mais do que ajudar. Quanto mais você puder antecipar o pagamento da dívida, mais fácil será para que você consiga sair do prejuízo. Outro lembrete importante é quitar todas as suas dívidas antes de fazer novas. 

Quando for fazer compras, leve listas. 

Quem nunca comprou por compulsão que atire a primeira pedra! Evite fazer compras com fome, tenha em mente o valor total que poderá ser gasto e não mude. No calor do momento, é possível cair em papo de vendedores e fazer compras de muitos produtos desnecessários e parcelamentos sem precisão. Procure fazer compras racionais de acordo com a sua realidade. Não gaste além do que você determinou. Faça as contas antes de sair de casa e leve uma lista só com o que é realmente necessário comprar. 

Faça um planejamento.

Planeje tudo o que for gastar. Separe por repartições: dívidas, lucros, vestimentas, alimentação, cartões, reserva financeira… de acordo com as suas necessidades. Não é fácil garantir que você seguirá totalmente esse planejamento, mas adapte-se de acordo com o que você precisa e tente ao máximo não sair dele. 

Linhas de crédito e empréstimo Sicoob Creditábil: infinitas possibilidades para você facilitar a sua rotina. 

Mas lembre-se de que, se surgir algum imprevisto, você pode contar com a linha Flex, nossa linha de empréstimo segura e sem burocracia! Consulte a cooperativa para saber mais informações.

A linha Flex oferece ao cooperado várias possibilidades (a partir de oferecer como garantia um veículo ou imóvel), dispensa os avalistas e possui a taxa de juros reduzida e parcelamento em até 36 vezes!

Aqui no Sicoob Creditábil existem diversas possibilidades para facilitar a sua rotina e auxiliar na organização financeira. Não fique na mão. Escolha as linhas de crédito ou empréstimo que mais atendem as suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ATENDIMENTO
  • Central de Relacionamento
    0800 642 0000
  • Atendimento Sicoobcard
    4007 1256 (Região Metropolitana)
    0800 702 0756 (Demais localidades)
  • Ouvidoria
    0800 725 0996
  • Deficientes auditivos e de fala
    0800 940 0458

Rua Espírito Santo, 505 – 3º Andar - Centro, Belo Horizonte - Minas Gerais, CEP 30.160-927

Garden - Consultoria e Marketing