Iniciando o ano com saldo positivo: renda fixa e renda extra

Controle de finanças para iniciar 2022 com o saldo positivo

Por falar em início, renovação, nós, do Blog Creditábil, sugerimos como meta desse ano que se inicia criar uma reserva financeira a partir do hábito de reter um dinheiro extra, diminuindo a probabilidade de passar apertos pela ausência de capital.

Antes do mês de janeiro, celebramos datas festivas que são marcadas pela troca de presentes e, como consequência do Natal e do Réveillon, temos aqueles gastos além do previsto. E é exatamente neste momento que se inicia o nosso planejamento, para termos o mínimo de segurança financeira para iniciar o ano de forma tranquila, sem dívidas.

A palavra-chave para iniciar o ano de 2022 deve ser planejamento financeiro, seguido de compras conscientes, respeitando o limite de sua renda fixa, sem ter gastos excedentes na fatura do cartão.

E por falar em planejamento, você sabe qual o valor dos seus gastos fixos? 

Para isso, temos que inserir tudo na ponta do lápis, calcular quais são as nossas entradas (renda) em detrimento das nossas saídas (contas), delimitando então quais é a nossa prioridade, seja ela manter as contas em dia ou fazer uma viagem para outro país, por exemplo. Mas lembre-se: tudo isso requer planejamento financeiro. 

Renda fixa

Você sabe o que é renda fixa? É todo e qualquer valor definido na aplicação de qualquer investimento. Como exemplo, nosso trabalho, que é negociado através do salário, ou o investimento no tesouro direto. E sabendo que o custo de vida tem ficado cada vez mais alto, que tal pensar em uma renda extra para auxiliar no pagamento de suas contas ou garantir aquela viagem das férias do trabalho?

Renda extra

Para compreender o conceito de renda extra, é bem simples: a renda extra consiste naquele valor excedente, que é contabilizado para além da renda fixa, como por exemplo a venda de um objeto, a venda de uma mercadoria, entre outros. E você obtém lucro para além do seu salário, sendo a renda extra esporádica ou contínua. 

Dicas de renda extra

Quem em tempos de crise não gostaria de ter uma renda extra? Com as facilidades da tecnologia, ficou mais fácil deixá-las a nosso favor. Atualmente, possuímos diversas opções de fazer dinheiro sem sair de casa. 

Seguem então algumas dicas sobre como obtê-la:

  • Alugue um quarto no aplicativo Airbnb;
  • Tem facilidade com idiomas? Dê algumas aulas on-line ou presencialmente do idioma com o qual tiver mais facilidade;
  • Monte uma loja virtual. Alguns aplicativos que podem te auxiliar nas vendas: Enjoei, o próprio Instagram, Facebook Market;
  • Venda produtos nacionais e importados, seja tênis, perfume, roupas etc;
  • Crie um site ou blog e ganhe dinheiro com anúncios;
  • Escreva livros e publique em plataformas digitais;
  • Venda milhas;
  • Anuncie no Facebook;
  • Venda comidas práticas e baratas de serem produzidas, como por exemplo     brigadeiros gourmet;
  • Customize máscaras faciais de tecido.

As ideias são inúmeras, mas para um negócio prosperar, o empenho deve ser impecável, e o produto deve agregar valor e qualidade à vida de quem o adquire. Portanto, antes de buscar aquela renda extra, lembre-se da primeira dica aqui descrita: PLANEJAMENTO.

A equipe Creditábil deseja a todos os cooperados um feliz e próspero 2022. Acompanhe também as nossas redes sociais para mais dicas de planejamento financeiro e finanças. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • ATENDIMENTO
  • Central de Relacionamento
    0800 642 0000
  • Atendimento Sicoobcard
    4007 1256 (Região Metropolitana)
    0800 702 0756 (Demais localidades)
  • Ouvidoria
    0800 725 0996
  • Deficientes auditivos e de fala
    0800 940 0458

Rua Espírito Santo, 505 – 3º Andar - Centro, Belo Horizonte - Minas Gerais, CEP 30.160-927

Garden - Consultoria e Marketing